Rua Inácio Bastos, 147    |    comercial@jec.com.br    |    socio@jec.com.br    |    (47) 3455-0055

Definida fórmula de disputa

ARTE CATARINENSE 2016
A Federação Catarinense de Futebol realizou na tarde de sexta-feira, (20/11), em sua sede em Balneário Camboriú, o Congresso Técnico que definiu a fórmula de disputa da competição em 2016. As 10 equipes participantes estiveram representadas no Congresso Técnico. O Presidente Nereu Martinelli e o Superintendente de Futebol João Carlos Maringá participaram da reunião, representando o Joinville Esporte Clube.
Foram apresentadas duas propostas uma pelo Figueirense e outra da Federação e da Chapecoense. A proposta da Federação Catarinense de Futebol, endossada pela Chapecoense era de a utilização de dezenove (19) datas, contagem de pontos corridos e uma partida final entre as duas primeiras colocadas.
A proposta do Figueirense foi de ter uma forma em pontos corridos, com os campeões de turno e returno fazendo as finais. Após votação qualitativa, a forma proposta pelo Figueirense venceu por 30 votos a 25. Teremos portanto 18 rodadas com as equipes jogando entre sí em turno e returno. O campeão do turno enfrenta o campeão do returno na decisão do estadual. Caso a mesma equipe vença o turno e o returno será sagrada campeã.
federação
Caso haja possibilidade de utilização de vinte datas, serão realizadas duas partidas finais, ida e volta. A equipe que somar mais pontos na classificação geral (soma do turno com o returno) decidirá o título jogando como mandante.
A 1ª rodada será realizada no dia 31 de janeiro, provavelmente com uma partida de abertura no sábado (30). O Catarinense Série A 2016 terminará no dia 8 de maio.
Rebaixamento:
O Conselho Técnico também colocou em votação o número de equipes que serão rebaixadas para Série B em 2016. O Figueirense liderou a opção com apenas uma equipe rebaixada e o Joinville pela manutenção de duas. Por 29 votos contra 26 a proposta do Joinville venceu e duas equipes seguem sendo rebaixadas no Catarinense Série A em 2016.
Tabela:
Após a definição da forma de disputa, o Departamento de Competições da FCF deve confeccionar a tabela do Catarinense Série A 2016 na próxima semana. Participam da competição em 2016, além das oito equipes que garantiram vaga no ano passado com a permanência, Joinville, Figueirense, Chapecoense, Avaí, Criciúma, Inter de Lages, Metropolitano e Atlético de Ibirama, e duas que subiram da segunda divisão, Brusque e Camboriu.