Base ganha reforço de psicóloga
As categorias base do Joinville Esporte Clube têm um reforço. Ela não entra em campo, mas faz trabalho determinante com os atletas que vestem a camisa do clube nas divisões de formação. Há quase dois meses a psicóloga Andreia Ávila atua diretamente com os jogadores que são trabalhados pelo clube.
Formada na Universidade da Amazônia (Unama), a profissional é especializada em psicologia do esporte, defesa social e cidadania e outros segmentos. A atuação no JEC teve início recentemente e é voltada ao desenvolvimento individual de cada atleta da categoria base, seja na formação como atleta ou cidadão.
“Iniciamos trabalhando o ser, e depois o profissional. Primeiro começa com o respeito ao outro. Afinal, são jovens e estão ainda construindo suas personalidades, estão em uma fase de transição. O trabalho é voltado, neste início, à conscientização do que querem para as suas vidas. E tem sido bem positivo até aqui. Trabalhamos a relação pessoal neste começo, questões éticas. Até porque há diferença entre as culturas em que eles cresceram. Na primeira palestra enfoquei nisso, na aceitação das diferenças e em aprender com o outro. A maioria deles estão alojados no CT, e por isso precisam ser amigos e aprenderem a conviver bem entre eles. Tem sido bem legal. São bons meninos”, relatou Andreia Ávila.
As próximas etapas do trabalho serão voltadas para avaliações psicológicas e de personalidade, a fim de traçar um “perfil, saber mais da característica de cada atleta da base”, complementa a psicóloga. No entanto, paralelamente, ela tem trabalhado questões relacionadas ao controle emocional relativas à disputa de jogos, uma vez que as categorias sub-15 e sub-17 estão em meio ao Campeonato Catarinense de suas respectivas categorias.
“A psicologia do esporte é um trabalho gradativo. Neste começo é preciso explicar a eles sobre o trabalho. Mostrei como funciona e a receptividade tem sido maravilhosa. Temos feito trabalhos motivacionais também”, informa Andreia.